Por ser tão remota, Madagascar só foi povoada por seres humanos nos últimos 2 mil anos, o que é recente na história da humanidade. Os Malagasy, como são chamadas as pessoas que nascem na ilha, são descendentes de povos da Indonésia, que atravessaram o oceano Índico e vieram parar em Madagascar. Povos árabes e africanos chegaram mais tarde e também fizeram contribuições importantes para a cultura da ilha.
A costa leste de Madagascar era território de piratas até que os franceses colonizaram a ilha, no final do século XIX. A independência veio em 1960 e hoje Madagascar é um estado democrático. É a parte mais úmida do país, e, portanto é onde ficam as florestas tropicais. Essa área é periodicamente devastada por ciclones e tempestades.
Normalmente Madagascar tem duas estações: uma estação quente e úmida, de novembro até abril, e uma estação mais seca, que vai de maio até outubro.
A agricultura é a principal atividade econômica do país, cujo destaque é a exportação de café, cravo da índia e baunilha. A maioria da população reside em áreas rurais (70,18%).
Madagascar é um dos países mais pobres do mundo. A sua economia se baseia principalmente na agricultura, mineração, pesca e produção de roupas. A baunilha, um dos produtos mais conhecidos de Madagascar, vem de uma orquídea e é usada no mundo inteiro pra dar sabor a alimentos. Os grãos de baunilha precisam de pelo menos 2 anos para crescer, o que faz do produto uma especiaria cara.
É uma ilha montanhosa coberta em grande parte do território por floresta tropical, é um paraíso para os amantes da vida selvagem. Proporciona belíssimas caminhadas nas quais se podem observar dezenas de espécies de aves, plantas e lémures. Quanto às praias, convidam à prática de mergulho e snorkelling e é possível avistar centenas de baleias a partir de Junho.
A capital é a cidade de Antananarivo, nas principais cidades do país o turista pode desfrutar dos melhores bares noturnos, mas os melhores passatempos em Madagascar são certamente as suas praias – tanto na ilha principal quanto nas menores, e a natureza que proporciona a prática do treckking e do montanhismo nos Parques e Reservas Naturais.
A Reserva Analebe é um dos lugares que merecem ser visitados. São 4 mil hectares de um bosque úmido com pântanos. Um excelente local para quem gosta de observar os pássaros.
Já a Reserva Beventy é um local cheio de magia juntamente com a Reserva Bealoka. Estes dois locais conservam 30% da floresta original de Madagascar. Os lémures são o grande atrativo da reserva, além da diversa quantidade de plantas e espécies.
Outro lugar que deve ser visitado é o Parque Nacional de Isalo, com mais de 81 mil hectares a serem explorados. A paisagem deslumbrante é a principal atração, principalmente no Canyon de Singes onde se encontra uma vegetação esplêndida e uma Piscina Natural, com paradisíacas cascatas.
Existem aproximadamente 200,000 espécies conhecidas em Madagascar, e 150,000 delas são endêmicas, o que significa que elas não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Dentre essas espécies únicas contam-se 50 tipos de lémures, 99% dos sapos da ilha e vários pássaros. Na verdade, todos os lémures do mundo estão em Madagascar, o único lugar do mundo onde existe esse bicho engraçado.
Fontes: http://www.wildmadagascar.org/brazilian-portuguese/kids/03-climate.html
http://www.brasilescola.com/geografia/madagascar.htm
http://www.destinosdeviagem.com/ilha-de-madagascar/#ixzz2SgzUOMyD
Gostou do Post?!? Então Curte aqui embaixo e Compartilhe com seus amigos!!! O Blog agradece!!!
eu gosto das tartarugas dos galapagos
ResponderExcluir