quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Angola - Nova família de notas e moedas de Kwanza

Depois de muito tempo, Angola volta a ter circulação de moedas metálicas

Sessão: News




O Banco Nacional de Angola, no âmbito da sua função de Banco central e emissor, após aprovação pela Assembleia Nacional, coloca em circulação, a partir do próximo dia 18 de Fevereiro, a nova família do Kwanza, num programa que inicia com a disponibilização à sociedade das moedas metálicas. 

De Março a Junho serão colocadas as notas de valor facial de 50,100, 200, 500, 1000, 2000 e 5000 Kwanzas. 

As novas notas serão introduzidas de modo progressivo e circularão em simultâneo com as notas atuais. As novas notas e moedas metálicas serão disponibilizadas aos cidadãos por via dos bancos comerciais, no ato de levantamento de numerário.

A nova família de notas e moedas do Kwanza, destaca elementos culturais das mais diversas regiões que compõem o País, homenageia os Presidentes de Angola independente, enaltece a paz e tem a riqueza hidrográfica como principal motivo.

Ilustrações das Quedas do Cuemba (Bié), estão estampadas na denominação de 50 Kwanzas, as Quedas do Binga (Kwanza Sul), na nota de 100 Kwanzas, as Quedas de Thiumbue (Lunda-Sul), na nota de 200 Kwanzas, as Quedas do Andulo (Bié), na nota de 500 Kwanzas, as Quedas de Kalandula (Malange), na nota de 1000 Kwanzas, as Quedas do Dande (Bengo), na nota de 2000 Kwanzas e a Barragem de Kapanda (Malange), na nota de 5000 Kwanzas

A nova família do Kwanza apresenta melhorias significativas em termos de segurança, colocando-a dentro dos atuais padrões internacionais e reforçando o sentido de valorização da moeda nacional. 

Entre os vários elementos de segurança das notas destacam-se os visíveis a vista desaparelhada, tais como a textura em alto-relevo, a marca de água, o filete metálico, a faixa de remoção da cor (HMC) e a qualidade do papel. Os visíveis com equipamentos especiais, são nomeadamente: a reação à luz ultravioleta, a reação ao infravermelho e a ampliação aos micro textos.

De forma a garantir a disseminação da informação, o BNA inicia agora uma campanha de informação que envolverá publicidade nos meios de comunicação, campanha de marketing direto e ações dirigidas aos mais diferentes segmentos da sociedade.

Fonte: BNA - Banco Nacional de Angola - www.bna.ao


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Agenda del Mar


Terceiro concurso de Fotografia Agenda del Mar
Sessão: News



Chamada para fotógrafos da Colômbia e do resto do mundo para contar histórias sobre a natureza. Até 27 de abril receberá fotos de animais, plantas, desportos aquáticos e paisagens naturais. Inscreva-se no site: http://concurso.agendadelmar.com/ 

Fonte: http://www.elmundo.com/portal/agenda/?idtipox=3;


PRÊMIOS

PRIMER LUGAR:
Viaje a Curazao para dos personas con estadía de cuatro (4) noches y cinco (5) días. Incluye: desayunos, tiquetes aéreos Medellín-Curazao-Medellín y el impuesto de entrada a Curazao. No incluye viajes adicionales ni almuerzos ni 
cenas. Aplican las condiciones y restricciones que indica el patrocinador del premio y que no dependen de Agenda del Mar.
Conozca Curazao en www.curacao.com




SEGUNDO LUGAR:
Estadía de tres (3) noches y cuatro (4) días para una persona en el Ecolodge El 
Cantil, en Nuquí (Chocó). Incluye: hospedaje, alimentación, caminata a la Cascada 
del Amor y caserío nativo. No incluye transporte de entrada y salida al Ecolodge. 
Aplican las condiciones y restricciones que indica el patrocinador del premio y que 
no dependen de Agenda del Mar.
Conozca El Cantil en www.elcantil.com



TERCER LUGAR:
Estadía de tres (3) noches y cuatro (4) días para una persona en la Reserva Natural Sanguaré, en el Golfo de Morrosquillo. Incluye: hospedaje y alimentación. 
No incluye transporte de entrada y salida a la Reserva. Aplican las condiciones y restricciones que indica el patrocinador del premio y que no dependen de Agenda 
del Mar.
Conozca la Reserva Natural Sanguaré en www.elgolfobuceo.com

MEJOR FOTO SUBACUÁTICA: 
Estadía de tres (3) noches y cuatro (4) días en Isla Fuerte Ecolodge. Incluye: 
hospedaje, alimentación y transporte en lancha desde Paso Nuevo (ida y regreso). 
Aplican las condiciones y restricciones que indica el patrocinador del premio y que no dependen de Agenda del Mar.
Conozca Isla Fuerte Ecolodge en www.islafuerte.com

FOTO DEL PÚBLICO:Equipo de buceo básico, careta, snorkel y aletas. Aplican las condiciones y 
restricciones que indica el patrocinador del premio y que no dependen de Agenda del Mar.

Todos los ganadores recibirán kits con productos de Agenda del Mar que se entregarán en Colombia.

CONDICIONES Y RESTRICCIONES
Todos los premios se entregan en Colombia, donde el ganador se encargará de hacerlos efectivos.


PRIMER LUGAR: El premio cubre exactamente los ítems descritos en la especificación del mismo. No están incluidos productos y servicios no especificados. El premio sólo puede ser utilizado por la persona ganadora, no es transferible ni reembolsable. El boleto de cortesía no tiene valor en efectivo y no puede ser vendido o negociado a terceros. El boleto es sujeto a espacio disponible. Al aceptar este boleto de cortesía, el pasajero acepta todas las regulaciones anteriormente mencionadas. El premio, incluido el boleto, sólo podrá 
ser utilizado durante 2013 en las fechas o temporadas que el patrocinador ofrezca.

SEGUNDO Y TERCER LUGAR Y MEJOR FOTO SUBACUÁTICA
Los premios para el segundo y tercer lugar cubren exactamente los ítems descritos en la especificación de cada premio. No están incluidos traslados aéreos, ni productos o servicios no especificados.
El premio sólo puede ser utilizado por la persona ganadora, no es transferible, no es reembolsable, sólo puede ser utilizado en temporada baja y de acuerdo a disponibilidad.
El ganador en cualquier categoría quedará impedido para participar en otra categoría con la misma foto.


Fonte: http://concurso.agendadelmar.com/assets/pdf/premios.pdf


domingo, 17 de fevereiro de 2013

Carnaval de Angola

Representação da Espontaneidade do Povo e Diversidade Cultural

Sessão: Guia de Angola
Pelas ruas das capitais de todas as províncias do país desfilaram grupos e foliões, manifestando através de danças e cânticos a alegria de viver. O Carnaval de Angola, tem o condão de representar a espontaneidade do povo e também a diversidade cultural dos vários grupos etnolinguísticos que se espalham pelo território nacional.




Por isso, não existe uma matriz comum a todas as regiões e a mediatização do Entrudo não é equitativa. Luanda, Namibe, Cabinda e Benguela, são os grandes palcos de disputa carnavalesca. Nestas cidades, todos os anos os grupos se esmeram para agradarem ao público e convencerem o jurado que dita a classificação final para a atribuição de prêmios que, ano após ano, vão se tornando cada vez mais aliciantes. Mas, é na capital do país onde se assiste à maior movimentação em torno do Carnaval e este ano não fugiu a regra.




A Avenida 4 de Fevereiro (Marginal de Luanda), voltou a ser o cenário para receber os três desfiles competitivos do Carnaval de Luanda. A festa começou no dia 10 de Fevereiro, com a apresentação de 11 grupos infantis, naquilo que é considerada a Classe C. O viveiro do Carnaval. Em tarde de sol aberto, um número considerável de pais levaram os seus filhos para apreciar a exibição dos grupos infantis oriundos dos municípios da Ingombota, Kilamba Kiaxi, Samba, Cazenga, Sambizanga e Maianga.
Os pequenos bailarinos, figurantes e instrumentistas dos grupos infantis, entraram desinibidos e arrancaram muitos aplausos do público presente, tornando de certo modo embaraçoso o trabalho de avaliação do corpo de júri liderado pelo cantor e jornalista Dom Caetano e composto por uma série de especialistas de áreas de representação artística e promoção cultural. A Marginal voltou a ter o trânsito de automóveis interrompido no dia 11 de Fevereiro, por volta das 16 horas, para dar lugar ao desfile da Classe B. Aquela que dá espaço aos aspirantes ao desfile principal do ano seguinte.



Catorze grupos, apresentaram-se para a contenda fazendo recurso aos principais estilos de dança do Carnaval de Luanda; Semba, Kabetula e Kazukuta. As coreografias e as alegorias caricaturavam de forma crítica aspectos do quotidiano luandense e também a satisfação pela paz alcançada há aproximadamente seis anos. Os grupos da Classe B, para além de ambicionarem a subida para o escalão A disputavam os cinco lugares cimeiros que continha um pacote de prêmios na ordem dos 40 mil dólares.

Neste lote de grupos participantes destacava-se o ressurgimento do União Angola Independente que já teve o mérito de conquistar três títulos do desfile da classe A do Carnaval de Luanda. Foi um espetáculo marcado pela presença de pouco público apesar de se registar naquele dia o cumprimento de mais um feriado nacional, em função das comemorações do dia do início da luta armada. Mesmo assim, os grupos apresentaram-se no máximo da sua força e procuraram não deixar ficar mal quem resolveu estar presente para acompanhar e aplaudir os grupos que saíram à rua naquela tarde de segunda-feira.

Disputa renhida no desfile central



Às 16 horas e 30 minutos de terça-feira, 12 de Fevereiro, foi dada a ordem para o início do desfile central do Carnaval de Luanda. Na tribuna principal o Presidente da Assembleia Nacional, Roberto de Almeida, trajando vestes informais, representava o chefe de estado Angolano. Ao seu lado, marcaram presença o Presidente do Tribunal Supremo, Cristiano André, o Primeiro Ministro, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o Ministro da Cultura, Boaventura Cardoso, a Governadora Interina da Província de Luanda, Francisca do Espírito Santos e o Presidente da Associação Provincial do Carnaval de Luanda, Paixão Júnior.


Na pista asfáltica uma imagem colorida pelas vestes dos integrantes dos grupos carnavalescos perfilados de forma ordeira, cobrindo um horizonte visual entre o comando a Marinha de Guerra até a Ponte da Ilha. Os momentos de animação começaram com a exibição do Bloco Sol. Um grupo formado por percussionistas e bailarinos de diversos agrupamentos com actividade artística regular, sabiamente comandados pelo músico Sebastião Vicente “Santocas”. A interpretação de canções históricas que marcaram o Carnaval ao longo dos últimos trinta anos, acompanhadas pelas batidas dos batuques, latas e apitos, criaram a motivação adequada para quem ansiava pelo desfile competitivo que, começou ao ritmo da Kazukuta do Sambizanga.



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Primeiro Desfile do Grupo Especial RJ

Primeiro Desfile trouxe homenagem à Madrid, Alemanha, Lisboa, Coreia e, para não perder a tradição: Vinícius de Moraes


Agora que você, dos outros estados do Brasil e dos outros países do mundo, já sabe um pouco como funciona os Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, conforme falamos no Post anterior, vamos ao que interessa e mostrar como foi a Grande Festa do Primeiro dia do Grupo Especial.

Passista Primeira Escola - Inocentes de Belford Roxo

O Primeiro Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial veio para provar que Carnaval é mesmo uma mistura de culturas.


Comissão de Frente - Escola Inocentes de Belford Roxo - Representando o "Calendário Lunar"

A primeira Escola a desfilar, Inocentes de Belford Roxo, que ganhou da Série A no último ano, veio para mostrar que quer ficar no Grupo Especial no ano que vem. Com o Enredo "As setes confluências do Rio Han", homenageou a Coreia com cores e riqueza.


Rainha da Bateria Primeira Escola - Lucilene Caetano


É muito difícil uma Escola do Grupo A chegar ao Especial com alegorias ricas e bonitas, mas a Inocentes parecia veterana no Grupo e cumpriu o desfile sem deixar um requisito dos jurados passar em branco, diferente de muitas outras experientes que vieram e passaram por VÁRIOS problemas do começo ao fim.



Mestre-sala e Porta-bandeira - Inocentes de Belford Roxo


A alegria dos integrantes da Escola contagiava o público com a inocência e simplicidade de quem está realizando um sonho de estar, pela primeira vez, desfilando no Grupo Especial.


Alegria estampada no rosto do Mestre-sala...


... e a Beleza muito bem estampada na maquiagem da Porta-bandeira


Ala das Baianas da Primeira Escola - Inocentes de Belford Roxo


Carro "Baile de Máscaras" - Segunda Escola - Salgueiro

Segunda Escola a desfilar, o Salgueiro, conseguiu evoluir o Enredo "Fama" com muitos artistas de vários cantos do mundo, inclusive, os da Escola, com direito a fotos dos integrantes do barracão que são os grandes responsáveis por fazer acontecer o espetáculo. Ótima sacada!



Salgueiro e o Sambódromo - Enredo: Fama


Os famosos do Salgueiro - Rainha de Bateria - Viviane Araújo

Entre outros artistas, estiveram os sósias de Chacrinha, Amy Winehouse e Marlin Monroe. 



Carro Abre-alas Meninos da Ilha - Escola União da Ilha
Detalhe do Carro Abre-alas - A época em que a Baía de Guanabara não era poluída

A União da Ilha, Escola simples, sem tantos recursos quanto as outras anciãs, também surpreendeu tanto quanto a Inocentes, pois geralmente não se espera muito dessas escolas mais simples, porém, por isso mesmo, ela veio arrepiando com Cultura e sem patrocínio homenageando os 100 anos de Vinícius de Moraes.



Ala Comemorativa aos 100 anos de Vinícius de Moraes - Suas 12 obras

Os carros eram bem feitos, não apresentaram problemas técnicos e, o principal, eram fáceis de perceber a mensagem de cada ala e alegoria. Acredito ser a Melhor Escola do Grupo de Domingo.



Ala Automotivos - Homenagem à Alemanha - Escola Unidos da Tijuca

A Unidos da Tijuca, famosa pela criatividade e inovação na Comissão de Frente, veio com uma homenagem à Alemanha, mostrando sua influência no Brasil, inclusive no lado automotivo, com o famoso Fusca. Porém, a Escola apresentou vários problemas do início ao fim, com quebras em carros alegóricos e integrantes passando mal com as fantasias pesadas desfalcando os carros, o que pode acarretar uma grande perda nas notas. 



Ala Heavy Metal - Homenagem ao Rock in Rio Madrid e Lisboa - Escola Mocidade Independente de Padre Miguel

A Mocidade Independente de Padre Miguel, mais uma patrocinada, homenageou o Rock in Rio, trazendo em seus carros os vários artistas que passaram pelos 25 anos da edição tanto no Brasil, quanto em Madrid e em Lisboa.



Para ontem, minha aposta é na União da Ilha, mas acho que a Campeã sairá mesmo no Desfile de hoje, já que ontem muitas Escolas não empolgaram o público.



domingo, 10 de fevereiro de 2013

Desfiles Escolas Série A Rio de Janeiro

Um pouco sobre os Desfiles da Série A do Rio de Janeiro

Carro Alegórico - Renascer de Jacarepaguá - Enredo: "Rio, uma viagem alucinante"
Para quem não conhece ou ainda não entendeu como funciona os Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, eu vou tentar explicar aqui para vocês.

Comissão de Frente Serenos de Campo Grande - Enredo: "Na busca da Paz, Equilíbrio e Harmonia. Bem-aventurados sejam os que ouvem a voz de Deus"

Os grupos são divididos em Série A (desfila na Sexta e Sábado) e Especial (desfila no Domingo e na Segunda). O objetivos de ambos os Grupos, além de mostrar a cultura de alguma região (brasileira ou não), é fazer um Desfile Técnico ao ponto de passar com boas notas por todos os requisitos observados pelos jurados. 


Mestre-sala e Porta-bandeira Serenos de Campo Grande - Enredo: "Na busca da Paz, Equilíbrio e Harmonia. Bem-aventurados sejam os que ouvem a voz de Deus"

A Escola da Série A que tiver a maior nota, sobe para o Grupo Especial. E neste, a que tiver a nota mais baixa, cai para a Série A.


Baianas do Império Serrano - Enredo: "Caxambu: o milagre das águas na fonte do samba" 

Toda Escola é formada por Carros AlegóricosComissões de FrenteMestre-salas e Porta-bandeirasBateria e Rainha da BateriaBaianas e mais os componentes que se dividem em Alas.

Ala Caprichosos de Pilares - Enredo: "Fanatismo: enigma da mente humana"

As 19 Escolas da Série A têm o direito de mostrar seu desfile sob 45 a 55 minutos, sem poder ultrapassar sob pena de perda de pontos. Durante esse tempo são avaliados: Mestre-sala e porta-bandeira (fantasia e bailado), Comissão de Frente (apresentação, concepção e indumentária), Fantasias (compatibilidade com o enredo), Alegoria e Adereços (qualidade do material utilizado, criatividade e estado de conservação dos carros), Conjunto (união de todos os quesitos), Enredo (concepção da ideia e transformação da mesma em realização), Evolução (empolgação dos componentes, canto do samba-enredo por eles entrosados com o ritmo e o mesmo, sem que um cante mais atrasado que o outro, distância entre cada ala sem que haja "buracos" entre eles e organização do desfile para que não ultrapasse o tempo e nem haja correria dos integrantes da Escola dificultando o julgamento), Harmonia (forma com que a dança é apresentada bem como sua progressão na avenida durante o desfile) , Samba-enredo (letra e melodia) e Bateria (a percussão deve manter o ritmo durante todo o desfile), por 40 jurados divididos em 4 membros por quesito.

Rainha de Bateria Paraísos do Tuiuti - Scheila Carvalho - Enredo: "Ao mestre do Riso, com carinho: as caras do Brasil" 

Já as 12 Escolas do Grupo Especial têm o tempo de 65 a 82 minutos para desfilar. Além dos requisitos acima que também são válidos para o Grupo Especial, também é avaliado a quantidade de participantes na Comissão de Frente de cada escola que deve obter o mínimo de 10 e o máximo de 15 dançarinos.

Bateria da Acadêmicos do Cubango - Enredo: "Teimosias da Imaginação"

A Bateria deve vir acompanhada de no mínimo 100 ritmistas, para não perder 0,5 pontos. A ala das Baianas devem ter no mínimo 70 componentes. As alegorias devem ter no mínimo 5 e, no máximo, 8 carros alegóricos. Nesse total, as Escolas devem possuir entre 2.500 a 4.000 componentes.


Falando, agora, sobre os Desfiles da Série A, eu diria que as Escolas que seriam Campeãs e subiriam para o Grupo Especial, ao meu ver, são Caprichosos de Pilares e Império Serrano. Vamos ficar na torcida e esperar pelos desfiles das "grandonas" do Grupo Especial!!!

Hoje, quarta-feira - dia 13.02.2013, saiu o resultado da Campeã e, infelizmente,  a Império Serrano ficou em 3º lugar e a Caprichosos em 6º. A grande Campeã da Série A que irá desfilar no próximo ano no Grupo Especial é a Império da Tijuca. Parabéns à Campeã!!!


sábado, 9 de fevereiro de 2013

Brasil se rende ao ‘Gangnam Style’ do sul-coreano Psy

Cantor veio curtir Carnaval Brasileiro




Depois do cantor sul-coreano Psy levar o público de mais de um milhão de pessoas ao delírio no circuito Barra-Ondina, no carnaval de Salvador, nesta sexta-feira (8) sendo recebido pela cantora Cláudia Leitte em cima do trio elétrico e cantar o hit “Gangnam Style”, aprender os passos de “Largadinho”, aposta de verão de Claudinha, mostrar ter treinado bem o português dizendo: "Tire o pé do chão", PSY veio curtir neste Sábado (9) o Carnaval do Rio de Janeiro.



PSY curtiu o segundo dia de festa dos Desfiles da Série A no Sambódromo do Rio de Janeiro e, muito simpático, desceu do camarote para cumprimentar os integrantes das escolas durante o desfile.



Ao ser perguntado sobre o Carnaval Brasileiro, PSY respondeu que "é muito legal, diferente". E pelo visto ele gostou mesmo. Rs.



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Bloco Suvaco do Cristo leva multidões às ruas do Rio

Irreverência e criatividade nas fantasias do Suvaco do Cristo



O tradicional bloco do Jardim Botânico, o Suvaco de Cristo, atraiu na manhã de hoje 35 mil pessoas. Muitos acordaram cedo e começaram a chegar na concentração uma hora antes do desfile, que começou pontualmente às 10h. Enquanto os foliões aos poucos lotavam a Avenida Jardim Botânico, interdita, os motoristas tiveram que praticar a paciência no trânsito lento da Avenida Borges de Medeiros.



Uma das principais marcas do bloco é a criatividade das fantasias do público. Entre inúmeros piratas, índios e bailarinas (de ambos os sexos), Claudio Nagame estava lá sozinho, sob o calor do sol. Todo enfaixado com gaze, ele segurava uma placa de protesto: “De tanto que prometeram o fim da corrupção nesse país, acabei virando múmia e nada.”
— Não estou com calor, mas o difícil vai ser usar o banheiro — brincou.




Alguns também não pouparam esforços para arrancar gargalhadas dos outros foliões. Uma turma de amigos levou para a rua a tenda do Bataclã, o famoso bordel da ficção de Jorge Amado. E não faltava ninguém: a Gabriela, o Nacib, o coronel Justino e todas as outras integrantes da equipe, só que um pouco menos bonitas do que na televisão.
— Vencemos o concurso do Serpentina de Ouro no ano passado, vestidos de Pôneis Malditos. Queremos ganhar agora também — declarou Bernardo Afonso, a Maria Machadão do Suvaco do Cristo.

Enquanto o bloco se encaminhava para a Praça Santos Dumont, onde ocorria a dispersão, as equipes da prefeitura realizavam logo em seguida os trabalhos de limpeza e liberação das vias interditadas, para reduzir os transtornos à vizinhança. Foram disponibilizados 126 banheiros químicos e 4 contêineres. A Guarda Municipal ainda não disponibilizou informações sobre a operação.

Bloco Simpatia é Quase Amor lota a Praia de Ipanema

Simpatia é quase Amor homenageia Iemanjá





Depois de um período chuvoso, os cariocas finalmente foram brindados com um dia de sol neste sábado, e a Praia de Ipanema lotou para acompanhar o desfile do bloco Simpatia é Quase Amor na tarde deste sábado.




 Segundo a Riotur, entre 60 e 70 mil pessoas participaram da festa, que completa 29 anos. Bolas e papeis picados amarelos e lilás coloriram o céu durante o todo o percurso. Foliões de todas as idades se divertiram ao cantarolar o samba que fazia uma homenagem a Vinícius de Moraes. O cortejo começou pouco depois das 16h saindo da Praça General Osório em direção à Avenida Vieira Souto.

Bloco da Preta é o maior do Final de Semana no Rio

Preta Gil brinda ao carnaval de rua com desfile no Centro







Saem os ternos e gravatas, entram as roupas mais curtas e adereços inusitados. Assim foi o domingo no Centro do Rio, que reuniu 300 mil pessoas para curtir o Bloco da Preta. Não só a Avenida Rio Branco foi tomada pelos foliões, mas também as ruas transversais viraram palco para muita festa. 




O bloco, que nasceu em Ipanema, foi transferido devido ao grande público desde o ano passado. Para a cantora, desta forma ela se iguala aos tradicionais grupos da cidade.
— Como carioca, nascida e criada no Rio de Janeiro, é uma emoção muito grande, participar do carnaval de rua. Apesar de não ter o mar à vista, o Centro é a cara do Rio, é a tradição. É aqui a sede de grandes blocos, como Cordão da Bola Preta e Monobloco — disse Preta Gil.