quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Namíbia

Deserto de Sossusvlei

Sessão: Destinos





Sossusvlei é um parque nacional onde ficam as dunas vermelhas icônicas da Namíbia. Ele fica no sul do Deserto Namib, no Parque Nacional Namib-Naukluft.



As enormes dunas de areia vermelha cercam os lagos salgados e secos onde hoje tem algumas acácias (ou restos delas), típicas da Namíbia.


A região tem paisagens incríveis e dramáticas. Chão árido, céu azul sem nuvens, e dunas extensas que ao subi-las você tem aquela sensação de ser um grão de areias. Se não tirar o seu fôlego, vai te deixar mais humilde. A natureza ali é potente, grandiosa, quase te engole.



Enquanto o céu é em tons de azul, o chão em tons de amarelo, as dunas variam entre laranja, vermelho e terracota, à medida que o sol vai se levantando e se deitando.



O nome Sossusvlei se refere com frequência a toda região, incluindo Deadvlei e as dunas ao redor. É uma das maiores atrações da Namíbia.
As dunas de Sossusvlei são as mais altas do mundo, com até 300 metros de altura.

O nome Sossusvlei tem uma mistura de origens e significa pântano sem fim ou sem saída. “Vlei” é a palavra em afrikaan para pântano e “sossus” é a palavra no dialeto nama para “sem fim” ou “sem saída”. O nome foi dado porque o efêmero rio Tsauchab desembocava ali e virava uma bacia com um sistema de drenagem onde a água não saía.

A duna 45, parte de Sossusvlei (há 45 km da entrada do parque) é conhecida por ser a duna mais fotografada do mundo. Ela tem um formato bonito e não é muito íngreme pra ser escalada.

Os últimos quilômetros de Sossusvlei têm que ser percorridos de 4 x 4, por ser de areia. Você tem que alugar um dos carros do parque (com motorista) pra ver o resto das dunas.
O rio Tsauchab é seco quase o ano inteiro. Portanto o que você vê são dunas vermelhas extensas (a cor é devido à oxidação dos minerais na areia) e em alguns lugares tem um pouco de vegetação e as acácias.

Deadvlei é em frente a Sossusvlei e já foi um oásis, mas quando o rio secou, restaram os troncos secos.
Ali a vida e a morte convivem lado a lado.
O nascer do sol vai te aquecendo (as temperaturas são baixas à noite e ao amanhecer) e o céu se contagia com os tons alaranjados. Balões vão subindo no horizonte e a cadeia de dunas parece não ter fim.

Distância:
De carro, Sossuvlei fica a 390 km de Swakopmund (5 horas) ou 375 km de Windhoek (a capital), também 5 horas de viagem.
Como chegar lá:
De carro. É aconselhável alugar um 4 x 4. As estradas são de terra ou sal e balançam bastante. E de vez em quando algum animal atravessa a pista, então dirija devagar.
A aluguel de um 4 x 4 gira em torno de US$100 por dia.
Outra opção é ir com um tour. Têm muitos com diferentes durações e trajetos. Você pode combinar Swakopmund, a cidade de esportes radicais da Namíbia com Sossuvlei. Normalmente é um caminhão/micro ônibus que leva de 4 – 10 pessoas. A tour inclui comida e estadia. Para um tour de Sossusvlei de 3 dias e 2 noites a media é US$400 por pessoa.
Quantos dias?
O ideal é dormir 2 noites em Solitaire. Nós ficamos no Moon Mountain Lodge que são “cabanas” de lona, que parecem casinhas, com cama, sofá, banheiro, chuveiro. Tem piscina, bar e restaurante. Oferece café da manhã e jantar, além de passeios deliciosos, a parte, pelo guia (dono do hotel). Perfeito para quem quer um visual a mais no meio do deserto.



Importante:
O portão do parque abre as 6 da manhã. A fila de carros fica grande, portanto é bom chegar 5:45 da manhã.
Prefira ir ao nascer do dia ou ao pôr do Sol, não só pelas cores nas fotos, mas, principalmente, pela temperatura que pode chegar a 45 graus. Leve bastante água. Ao menos, 4 litros.
Lá dentro do parque de Sossusvlei, aproveite pra ver o Cânion Sesriem, pequeno, mas também bonito e fácil de percorrer.

Nenhum comentário :

Postar um comentário