quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Portugal - Cascais

A Fernando de Noronha Portuguesa


Cabo da Roca - A Ponta mais Ocidental da Europa

Hoje em dia, Cascais é um dos centros turísticos mais procurados de Portugal, sendo as praias do Concelho uma das suas principais atrações. No total, existem 17 praias em Cascais, espaços naturais complementados por dunas, arribas, falésias e vegetação arbustiva.




A paisagem da “linha de Cascais” foi, em parte, sustentada pela construção da Avenida Marginal (N6) e pela linha de caminho de ferro, paralelas à orla costeira, que ocupam uma posição paisagística privilegiada. Estas infra-estruturas marcaram a evolução da zona, possibilitando o acesso às praias e povoações fora do Conselho.



Fernando Pessoa

A rara beleza natural desta faixa costeira, juntamente com o desenvolvimento de acessos, levou a que se construíssem edificações de veraneio e de residência permanente com extraordinário valor arquitectônico, como se pode verificar nos antigos chalets: o Chalet Faíal, o Chalet Palmela, o Chalet Barros ou a antiga Casa dos Duques de Palmela.



Cabo da Roca
Para além das fortificações que marcam a costa de todo o Concelho, encontramos outros elementos que nos ajudam a desfrutar da paisagem de uma forma positiva. Um exemplo disso é o passeio marítimo entre o pontão da Praia das Moitas e do Tamariz e o percurso pedonal da Pedra do Sal.



Cabo da Roca
É de salientar que, estando um terço do Concelho integrado no Parque Natural de Sintra-Cascais, é ainda possível explorar um outro leque de percursos, nomeadamente a Boca do Inferno, a Duna Fóssil de Oitavos, o Cabo Raso, o Guincho, a Serra de Sintra e o Cabo da Roca, locais que permitem observar a riqueza do patrimônio natural.



Cabo da Roca

Devido às temperaturas amenas e infra-estruturas de apoio existentes, as praias de Cascais podem ser visitadas todo o ano. Durante a época balnear, a temperatura da água situa-se nos 17ºC, enquanto a temperatura do ar ronda os agradáveis 21ºC. Todas as zonas balneares são apoiadas por estabelecimentos hoteleiros situados junto às praias ou nas proximidades.

Para desfrutar de uma vista panorâmica magnífica, o comboio é o meio de transporte de eleição para chegar ao Concelho. A linha Lisboa-Cascais, sendo quase toda à beira-mar, proporciona agradáveis surpresas e vistas privilegiadas de uma das mais belas costas de Portugal.




Nenhum comentário :

Postar um comentário