quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Artesanato em Angola

Atelier "Coisas da Minha Casa"

Sessão: Guia de Angola



Essa semana descobri uma "mina de ouro". Risos. Carioca da gema, sempre A-M-E-I artesanatos e desvendar os mistérios das culturas regionais.

Quando cheguei aqui em Angola, já dei de cara nas ruas com as moças encobertas por tecidos cada um mais bonito que o outro.

Até porque, as mamães daqui (muitas), andam com seus pequeninos enrolados nesses tecidos e caminham com o "pão nosso de cada dia" na cabeça.  



Mas eu estava sentindo falta de uma coisa: onde estariam esses tecidos transformados em Artesanatos??? Eis que procuro na internet, por acaso, onde encontrar cortinas para casa E, dei de cara com o Blog da Artesã Monica Morris: Coisas da Minha Casa.

Comecei a ler, ler, ler, até que descobri que ela tinha um Ateliê. Pronto! Achei o tesouro!!! Risos, muitos risos. 

Agora vejam as coisas maravilhosas e EX-CLU-SIVAS que a Monica faz:

Produzido por Atelier Coisas da Minha Casa

A Monica produz artesanatos em Tecido Africano, sendo eles: Bolsas, Acessórios de Moda e Decoração, Reciclagens, Arte em Papel Mache, Convites e Kits de Festa.

Bolsa Kayla - Produzido por Atelier Coisas da Minha Casa

Não é linda????!? Os nomes dados às bolsas são criação da Monica que, significam nomes do povo angolano, dos mercados, ruas ou outros lugares.

Bolsa Clucth Lara - Produzido por Atelier Coisas da Minha Casa

Essa bolsa é de dobrar e feita de napa, também com tecido africano.

Tudo com material e acabamento de primeira qualidade, garantido pela experiência de Monica, há 23 anos atuando nessa área.

Bolsa Mussulo - Produzido por Atelier Coisas da Minha Casa

O nome dessa bolsa foi originado por uma Ilha aqui de Luanda, super linda, chamada Ilha de Mussulo.

A história dos tecidos começa em meados do século XIX, quando os holandeses resolvem entrar no ramo. Criam o dutch wax: um processo semifabril, onde cilindros de cobre com motivos (estampas) gravados, recebem a aplicação de cero para tecido. Um tingimento em índigo vem em seguida e as demais cores são aplicadas a quadro. Esses tecidos são introduzidos e apreciados na África Ocidental, onde os batiks indonésios já eram admirados há muito tempo. Os holandeses, então, adaptam o desenho do tecido ao gosto do mercado africano.

Os padrões impressos nos tecidos não são apenas decoração. Os tecidos falam. Cada motivo (estampa) corresponde a um nome, um provérbio ou uma ideia. Falam das relações entre marido e mulher, entre a mulher e as outras mulheres, entre cada um e a comunidade.


Organizador de Bolsa Mussulo - Produzido por Atelier Coisas da Minha Casa

E para combinar com a bolsa, também tem o Organizador da mesma estampa, para você poder sair linda e poderosa, esbanjando seu estilo.

Um pouco mais sobre a história de Monica


Monica começou aos 13 anos quando, sua mãe que também era artesã, deu-lhe materiais para que pudesse vender e se manter já que não ganhava mesada. Aprendeu tudo sozinha e vendia na escola. Cada vez mais ia inovando e fazendo peças diferentes, usando sempre, materiais nobres misturando com os nativos de Angola: cristais Swarovsky com sementes.





Em sua primeira exposição tinha 15 anos e foi um sucesso: vendeu tudo!!!






Aos 18, quis viajar e fez outros cursos de artes decorativas.





Aos 19 começou a fazer esculturas com arte em Papel Mache e continuava vendendo com bijouterias.




Aos 22, trabalhou com uma estilista criando peças de bijouteria para os vestidos dela e tomando gosto por roupas.






Nesta foto, o Ministro da Educação que visitou a Exposição e apoiou a iniciativa a favor da Arte.




E, para encerrar com "chave de ouro", o Presidente da República de Angola com sua primeira-dama na exposição da FILDA, onde Monica recebeu o Prêmio de Inovação.


Hoje, vende para Portugal, France e Moçambique, pessoas particulares e em 6 lojas aqui em Angola.


Portanto, se você viu, gostou, mora em um desses países e quer encomendar com a Monica, procure-a em: www.ateliercoisasdaminhacasa.blogspot.com ou no Facebook: www.facebook.com/atelier.coisasdaminhacasa.


Se você é daqui de Angola, aproveite que neste próximo Sábado, 03 de Agosto de 2013, ela estará na Feira de Artesanato Urbano em Angola, no Calçadão da Ilha de Luanda.


Linda história!!! Foi um prazer enorme conhecer sua história Monica!!! Obrigada por me deixar partilhar aqui no Blog.





E então, gostaram da história?? Então Curta aqui embaixo no link do Facebook e Compartilhe com seus amigos no link do Twitter. O Blog agradece!!!


6 comentários :

  1. Adoreiiii querida, tudo muito bem escrito ao detalhe ameiiiiiiii, obrigada por tudo e espero um dia vc para tomar um cafe vamos combinar bjbj

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim, sim, pode deixar Monica!!!! Mais uma vez, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Tão lindas são as peças como a história de Monica. Muito legal Bruna.
    Beijo.
    Tati

    ResponderExcluir
  4. Como posso enviar artesanato de Portugal para ANGOLA. Pode me dar uma ajuda nisso? Um contacto de e-mail de algum ateliê que deseja inovar em criações nos moldes africanos?
    Obrigada pela informação. adrisobrinho@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gostei da feira, gostaria de fazer parte. Sou moçambicana e faço sacolas e aluns coisas com tecido de capulana.
    Meu email: saria.valigy@fgh.org.mz

    Sária

    ResponderExcluir