terça-feira, 4 de março de 2014

A Quem Dar Gorjetas

Uma Questão de Classe

Sessão: Dicas de Viagens




Dar gorjeta não é um gesto obrigatório.  Em países como o Japão, pega mal receber qualquer gratificação. Mas, no Ocidente, tornou-se de tal modo habitual que a equipe que presta serviços diretamente ao hóspede passou a esperar por isso. No Brasil não há tabela fixa, você pode se basear em referências internacionais.

CARREGADOR DE MALAS: um dólar por mala.
CAMAREIRA: no Brasil fica entre dez e vinte reais, principalmente quando a estada passa de duas diárias. Em outros países, varia de cinco a dez dólares por noite.
ROOM SERVICE: em torno de 10% da conta. 
CAPITÃO-PORTEIRO (CHAMA O TÁXI): não é usual dar gorjetas. Mas caso ajude com bagagens ou tente encontrar táxi na rua, recomenda-se um dólar ou mais.
CONCIÉRGE (PRESTA TODO TIPO DE INFORMAÇÃO E SERVIÇO: DESDE A RESERVA DE RESTAURANTES À COMPRA DE ENTRADA PARA ESPETÁCULOS OU CONFIRMAÇÃO DE VÔO): cinco dólares ou mais.  

É importante ressaltar que a gorjeta não se trata dos 10% do garçom, que também não é obrigatória, mas se existe, não custa nada ajudar, certo?
 
Certa vez estava em um bar com os amigos e na hora de "rachar" a conta, um deles não quis dar o que lhe cabia aos 10%. Resultado: Nós tivemos que pagar o que ele deixou de dar. Isso não é educado nem com os colegas nem com o trabalhador que prestou tão bem serviço.

 

 E então, gostou do Post?! Curte aqui embaixo e Compartilhe com seus amigos para ser o Primeiro no Ranking dos Mais Lidos!!! O Blog agradece!!!




Nenhum comentário :

Postar um comentário