quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Brasil - Bahia - Salvador


Sessão: Meu Brasil Brasileiro!
Viajando com Pequenos
Posted by Júlia Alves

Axé puro!!!


Pessoal,
Finalmente nosso Blog chegou ao Brasil!!! Estamos iniciando hoje nossa sessão "Meu Brasil Brasileiro" e junto, "Viajando com Pequenos"! Afinal, nada melhor do que falarmos daquilo que mais entendemos: nosso país.

Meninadas,
Hoje o Blog foi feito especialmente para vocês. Para iniciar a Sessão "Viajando com Pequenos", nada melhor que uma pequena, para nos contar sobre o que ela mais gosta de fazer em Salvador.  O post foi redigido por, nada mais nada menos, que Julinha Alves, uma menina porreta que faz qualquer um sorrir com suas caras e tiradas.

Vejam só o que ela está preparou para gente... rsrsrs



Pelourinho


Julinha, com essa cara não tem como falarmos sério. Hahaha.



Mas vamos tentar, vamos lá:

O Pelourinho é o nome de um bairro de Salvador, a capital do estado brasileiro da Bahia.

Se localiza no Centro Histórico da cidade, o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.



Pelourinho

O bairro é carinhosamente chamado de "Pelô" pelos moradores.


A palavra pelourinho se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde criminosos eram expostos e castigados. No Brasil Colônia, era, principalmente, usado para castigar escravos.

Pelourinho

Limitando-se ao norte com Pilar, Santo Antônio e Barbalho, ao sul com a Sé e Saúde, a leste com o Comércio e a oeste com Sete Portas, o Pelourinho compõe-se de ruas estreitas, enladeiradas e com calçamento em paralelepípedos.



Mercado Modelo


Situado no bairro do Comércio, uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, constitui-se em importante atração turística. Diante da Baía de Todos os Santos, é vizinho do Elevador Lacerda e do Centro Histórico/Pelourinho.


Abriga duzentas e sessenta e três lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com dois dos mais tradicionaisrestaurantes de culinária baiana, o Maria de São Pedro, com oitenta anos de existência e o Camafeu de Oxossi.

Indo às compras

Inaugurado em 1912, o Mercado Modelo surgiu pela necessidade de um centro de abastecimento na Cidade Baixa de Salvador. Entre a Alfândega e o largo da Conceição, constituía-se em um centro comercial onde era possível adquirir itens tão variados como hortifrutigranjeiros, cereais, animais, charutos, cachaças e artigos para o Candomblé.



Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, ou Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, construída em 1623, é uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sua primeira igreja foi feita por determinação do primeiro governador-geral do Brasil: Tomé de Sousa, sua atual construção em estilo Barroco foi feita toda de pedra sabão trazida de Portugal.


Sua Elevação a Sacrossantabasílica se deu em 1946. O papa Pio XII declarou Nossa Senhora da Conceição padroeira única e secular do Estado da Bahia.

Recebeu o título de basílica menor por meio da Carta Apostólica Coruscantis sideris, de 7 de outubro de 1946, do Papa Pio XII.


Sua localização fica próxima ao Elevador Lacerda e do Mercado Modelo sendo alvo de inúmeras visitas dos turístas.




Segundo a Julinha, "essa igreja fica na frente do Mercado Modelo. E ela ficou escondida por 60 ANOS.

Depois de um tempo, um eletricista francês ou espanhol foi trocar a fiação elétrica e achou a igreja".



Museu da Igreja

"Dentro dessa Igreja, tem o Museu e o lugar onde ficam os ossos dos franciscanos. E tem a sala dos santos onde tem a réplica perfeita de todos eles. Nessa sala tem o corpo de Jesus PERFEITO, com pés roxos e as mãos vermelhas! Vale a pena ir a Salvador"!!!




Praia do Flamengo


A Praia do Flamengo é uma praia e bairro na cidade de Salvador, na Bahia, no Brasil. Fica próxima à divisa de Salvador com o município de Lauro de Freitas.



Praia do Flamengo


Dista vinte minutos (25 quilômetros) da região central da cidade e dez minutos do aeroporto. O seu cenário é composto de mar verde, águas mornas e extensos coqueirais. Oferece opções de caminhada, mergulho, pesca nos arrecifes de corais, surfe, kitesurf, frescobol etc.


Restaurante Iemanjá


Este é o Restaurante Iemanjá. Paramos lá para almoçarmos depois de todo esse passeio. Recomendo!


E aí pessoal, curtiram?! Eu me diverti!!! Rsrsrs








Júlia Alves
12 anos - com autorização dos Pais
Estudante
Brasília


Compartilhem com seus amigos, e curta nosso post clicando no botão logo aqui embaixo. O Blog agradece!!!!



Salve, Salve!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário