domingo, 10 de fevereiro de 2013

Desfiles Escolas Série A Rio de Janeiro

Um pouco sobre os Desfiles da Série A do Rio de Janeiro

Carro Alegórico - Renascer de Jacarepaguá - Enredo: "Rio, uma viagem alucinante"
Para quem não conhece ou ainda não entendeu como funciona os Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, eu vou tentar explicar aqui para vocês.

Comissão de Frente Serenos de Campo Grande - Enredo: "Na busca da Paz, Equilíbrio e Harmonia. Bem-aventurados sejam os que ouvem a voz de Deus"

Os grupos são divididos em Série A (desfila na Sexta e Sábado) e Especial (desfila no Domingo e na Segunda). O objetivos de ambos os Grupos, além de mostrar a cultura de alguma região (brasileira ou não), é fazer um Desfile Técnico ao ponto de passar com boas notas por todos os requisitos observados pelos jurados. 


Mestre-sala e Porta-bandeira Serenos de Campo Grande - Enredo: "Na busca da Paz, Equilíbrio e Harmonia. Bem-aventurados sejam os que ouvem a voz de Deus"

A Escola da Série A que tiver a maior nota, sobe para o Grupo Especial. E neste, a que tiver a nota mais baixa, cai para a Série A.


Baianas do Império Serrano - Enredo: "Caxambu: o milagre das águas na fonte do samba" 

Toda Escola é formada por Carros AlegóricosComissões de FrenteMestre-salas e Porta-bandeirasBateria e Rainha da BateriaBaianas e mais os componentes que se dividem em Alas.

Ala Caprichosos de Pilares - Enredo: "Fanatismo: enigma da mente humana"

As 19 Escolas da Série A têm o direito de mostrar seu desfile sob 45 a 55 minutos, sem poder ultrapassar sob pena de perda de pontos. Durante esse tempo são avaliados: Mestre-sala e porta-bandeira (fantasia e bailado), Comissão de Frente (apresentação, concepção e indumentária), Fantasias (compatibilidade com o enredo), Alegoria e Adereços (qualidade do material utilizado, criatividade e estado de conservação dos carros), Conjunto (união de todos os quesitos), Enredo (concepção da ideia e transformação da mesma em realização), Evolução (empolgação dos componentes, canto do samba-enredo por eles entrosados com o ritmo e o mesmo, sem que um cante mais atrasado que o outro, distância entre cada ala sem que haja "buracos" entre eles e organização do desfile para que não ultrapasse o tempo e nem haja correria dos integrantes da Escola dificultando o julgamento), Harmonia (forma com que a dança é apresentada bem como sua progressão na avenida durante o desfile) , Samba-enredo (letra e melodia) e Bateria (a percussão deve manter o ritmo durante todo o desfile), por 40 jurados divididos em 4 membros por quesito.

Rainha de Bateria Paraísos do Tuiuti - Scheila Carvalho - Enredo: "Ao mestre do Riso, com carinho: as caras do Brasil" 

Já as 12 Escolas do Grupo Especial têm o tempo de 65 a 82 minutos para desfilar. Além dos requisitos acima que também são válidos para o Grupo Especial, também é avaliado a quantidade de participantes na Comissão de Frente de cada escola que deve obter o mínimo de 10 e o máximo de 15 dançarinos.

Bateria da Acadêmicos do Cubango - Enredo: "Teimosias da Imaginação"

A Bateria deve vir acompanhada de no mínimo 100 ritmistas, para não perder 0,5 pontos. A ala das Baianas devem ter no mínimo 70 componentes. As alegorias devem ter no mínimo 5 e, no máximo, 8 carros alegóricos. Nesse total, as Escolas devem possuir entre 2.500 a 4.000 componentes.


Falando, agora, sobre os Desfiles da Série A, eu diria que as Escolas que seriam Campeãs e subiriam para o Grupo Especial, ao meu ver, são Caprichosos de Pilares e Império Serrano. Vamos ficar na torcida e esperar pelos desfiles das "grandonas" do Grupo Especial!!!

Hoje, quarta-feira - dia 13.02.2013, saiu o resultado da Campeã e, infelizmente,  a Império Serrano ficou em 3º lugar e a Caprichosos em 6º. A grande Campeã da Série A que irá desfilar no próximo ano no Grupo Especial é a Império da Tijuca. Parabéns à Campeã!!!


2 comentários :

  1. Adorei as explicações e a forma como foi abordada. As fotos estão lindas! Ai que vontade de estar aí!!!!!!!!!!!!!! Gabriela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabriela!!!! Programe-se para vir no próximo!!!! Vc não irá se arrepender!!!! Super bjs!!!

      Excluir