quarta-feira, 14 de maio de 2014

México - Chichen Itza, Valladolid e Cenote Zaci

Sessão: Amigos
Posted by Priscila Koschek

Voltando no Tempo

Hoje, nossa despedida ao México...

No outro dia de passeio conheci Chichen Itza, a cidade de Valladolid e o cenote Zaci.



Chichen Itza é o mais importante sítio arqueológico Maia já encontrado, foi declarado patrimônio da humanidade em 1998 e escolhido uma das sete maravilhas modernas em 2007. Em maia, significa boca do poço de Itzáe, referência ao grande cenote da região (poço natural) utilizado para cerimônias. Chichen Itza foi o centro religioso mais importante da região no período de 250-1500 d.c..




O Castelo ou Pirâmide de Kukulcán é o principal atrativo. 

“Ela tem 30 metros de altura e 365 degraus erguidos com base na posição do sol para indicar os dias do ano. Nos dias do equinócio da primavera e do outono do hemisfério norte, que acontecem em 21 de março e 23 de setembro, a posição do sol cria a sombra do corpo de uma cobra na pirâmide. O fenômeno só pode ser visto durante os cinco dias mais próximos aos equinócios e por apenas 10 minutos, três horas antes do pôr do sol. Este efeito simboliza a descida do deus Kukulcán (pássaro-serpente) a terra, e constituía o início e o fim ciclo agrícola.” 
http://www.youtube.com/watch?v=q0kOyGZxKh4



Pirâmide de Kukulcán




Observatório Astronômico


Os maias desenvolveram um impressionante conhecimento astronômico.  O observatório astronômico é outra construção que chama atenção, local utilizado para estudar mudanças das estações e dos movimentos das estrelas.



Famoso jogo de bola de Chicén Itzá



O famoso jogo de bola de Chichén Itzá, cujo propósito não era diversão e terminava com sacrifícios  dos jogadores, oferecidos aos deuses. 
    
Valladolid é uma cidade colonial construída no local onde os maias estabeleceram anteriormente a cidade de Zaci. 



A cidade é bem agradável, tem lojinhas de artesanato local (bem mais baratos que os de Cancún) e pode-se ver a população de origem maia pelas ruas, como senhoras com seus trajes típicos. 
Depois de passear pelas ruas, almocei na Casona de Valladolid e conheci o Cenote Zaci.  



Cenote Zaci


Os cenotes são poços naturais. Além de serem fonte de água potável e irrigação, muitas vezes eram utilizados em cerimônias religiosas e para sacrifício humano. 
O cenote de Zaci tem 28 metros de diâmetro e 20 de profundidade e o nome Zaci significa "Gavião Branco". Durante a visita é permitida a entrada na água, mas é sempre bom ter cuidado!
"Os cenotes são sagrados para os maias porque representam o início e o fim: sua profundidade escura é o inframundo, onde habitam os deuses, e o exterior, iluminado pela luz, nosso mundo, a vida", diz Miguel Tum, um ancião maia.

Um dos mais bonitos tem aproximadamente 130 metros de profundidade. Ik-Kil fica na cidade arqueológica de Chichén Itzá e tem sua beleza moldada por paredes de poço forradas por vegetação verde. Os raios de sol que passam por algumas de suas frestas deixam o lugar ainda mais fascinante, criando a ilusão de um imenso holofote refletindo em suas águas de azul intenso. Conhecido como o “cenote sagrado azul”, é procurado principalmente por mergulhadores e nadadores profissionais, sendo que os mais corajosos arriscam saltos do topo.


Cenote Sagrado Azul





Um blog que fala um pouco sobre os cenotes e tem lindas fotos:
http://kromo-ssomos.blogspot.com.br/2011/03/cenotes-na-peninsula-de-yucatan.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Cenote


Um pouco sobre os maias:  
http://www.mayadiscovery.com/

Nos sites a seguir você pode encontrar bons mapas para auxiliar no passeio: 
http://www.cancuntips.com.mx/help/guide.asp
http://www.cancunfirstclass.com/mapa-da-peninsula-yucatan.asp





Gostaram?! Então Curte e Compartilhe o Blog com seus amigos!!!! Grande Abraço!!!




Priscila Koschek
31 anos
Microbiologista
Rio de Janeiro



2 comentários :

  1. Ola. Eu so tenho uma duvida: qual o cenote mais bonito entre Zaci e Ik Ill.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, cada Cenoti tem sua beleza. Eu considero mais bonito o o que tem aproximadamente 130 metros de profundidade. Ik-Kil fica na cidade arqueológica de Chichén Itzá e tem sua beleza moldada por paredes de poço forradas por vegetação verde. Os raios de sol que passam por algumas de suas frestas deixam o lugar ainda mais fascinante, criando a ilusão de um imenso holofote refletindo em suas águas de azul intenso. Conhecido como o “cenote sagrado azul”, é procurado principalmente por mergulhadores e nadadores profissionais, sendo que os mais corajosos arriscam saltos do topo.
      :)

      Excluir