segunda-feira, 17 de março de 2014

Duty-free or Not duty-free, that´s the question!

Vale a pena comprar?!

Sessão: Dicas de Viagens

Duty-free de Munique - Alemanha

A primeira questão a ser levantada é: qual a diferença entre Duty-free e Free shop? E a resposta: Nenhuma! Os dois são a MESMA COISA. Risos.

Duty-free é a isenção de impostos que o turista ganha ao comprar produtos nas zonas internacionais dos aeroportos. Se formos olhar pelo lado linguístico, duty-free significa, em inglês, isento de pagamento de direitos e free shop, compra livre. É ou não a mesma coisa???

Outra coisa que também confunde a todos é: e de onde vem o Dufry, presente no endereço do site da Duty-free??? Resposta: Dufry é um grupo internacional, melhor dizendo, uma gigante multi-nacional no ramo de varejo de viagens que, além de controlar 95% dos negócios no Brasil, é responsável pelas operações em mais de 35 países ao redor do mundo. Antes dela, em 2006, quem explorava há 20 anos esse serviço no Brasil era a Brasif.

Muito bem, explicado esse mito, vamos ao "X" da questão: comprar ou não comprar no Duty-free?

Há algumas coisas que todos devemos saber:

1 - Embora as grandes marcas internacionais tenham lojas nesses espaços, não pense que vai encontrar lá tudo o que viu nas mesmas lojas nas cidades. Os artigos duty-free são bem mais limitados e muitas vezes feitos especialmente para esse tipo de loja.

2 - Quando eu digo "esse tipo de loja", significa que muitas vezes são vendidos artigos especiais para viajantes como: Kits de viagem. E qual mulher não gosta de Kit, não é mesmo??? Aí você compra 7 batons, pelo preço de 1 e no final das contas, não usa, porque além do tamanho ser menor e durar menos, a MAIORIA não é da cor que te agrada. :-(

3 - O que eu acho mais grave: as lojas não são padronizadas: a loja do embarque não é a mesma do desembarque, os preços não são os mesmos e os TAMANHOS, uau, nem se fala. O maior Duty-free, eleito duas vezes o melhor do mundo é o Duty-free de Puerto Iguazu. Outro que também fiquei EN-CAN-TA-DA, foi o de Portugal (um andar inteiro), mas não se vai duas vezes ao mesmo lugar a não ser que seja a trabalho, não é mesmo?

4 - Portanto, pela loja do desembarque não ser a mesma do embarque, você não pode ver um produto e deixar para comprar na volta se ainda tiver dinheiro. Porque você pode não encontrá-lo, entende? Mesmo sendo o mesmo aeroporto, os produtos e tamanhos das lojas não são os mesmos. Digo isso pelo Duty-free do Aeroporto do Rio de Janeiro. O do desembarque é sempre melhor que o do Embarque.

5 - Já que os valores não são os mesmos, aproveite para pesquisar no Duty-free de sua Cidade o que mais costuma comprar e faça a comparação. Dessa forma, também fica mais fácil decidir se vale a pena ou não.

6 - E se o fato é comprar barato, compre nas lojas de rua que têm MUIITO mais variedade e peça o reembolso de imposto no aeroporto. Vou explicar essa parte no próximo post...

7 - Verifique o tempo que você tem disponível entre o check-in e o vôo. Já quase perdi vários vôos por ficar me encantando com as compras. Imagina o quão caro sairia essa compra se a comissária não viesse me buscar (vôos executivos ou de primeira classe)? Rsrsrsrs.

8 - Pense também em quanto tempo você tem de estada no destino. Se você vai a um lugar histórico ou cheio de badalação e só tem 1 semana para curtir, você não vai querer perder tempo fazendo compras, certo??? A não ser que você estipule 1 dia dos 5 para compras, aí são outros 500...


9 - Também não deixe para comprar tudo no Duty-free porque o máximo de gastos não pode ultrapassar USD 500, ou seja, R$ 1.000,00. Cuidado para não extravasar e depois ficar sem saber do que se desapegar.

10 - Se o lugar para onde estiver indo não tiver essas lojas, então não há o que pensar. Compre!

Então, antes de decidir se vale a pena arriscar ou não, pense nesses detalhes. Quando eu vejo algo que me interessa, eu compro, não deixo para depois. Mas vou frisar: algo que realmente me interessa e não porque está no duty-free e vale a pena comprar. Tudo depende do tempo disponível que você tem, dentro e fora, do aeroporto. Fica a dica!

Até o próximo post!!!


E então, gostou do Post?! Curte aqui embaixo e Compartilhe com seus amigos para ser o Primeiro no Ranking dos Mais Lidos!!! O Blog agradece!!!




2 comentários :