domingo, 3 de maio de 2015

Turquia - Parte I

Sessão: Amigos
Posted by Alice Fernandes


Um Sonho!

Olá leitores,

Hoje eu tenho a honra de mostrar para vocês a experiência de uma grande amiga que mesmo com pouco tempo de trabalho, se transformou especial para mim, pela sua inteligência, simplicidade e vontade de viver.

Estou falando de Alice Fernandes, sacióloga (observadora de sacis), Administradora e curiosa em aprender! E foi com essa curiosidade que ela chegou até a Turquia. E não é que tem muito a mostrar? Eu não imaginava que pudesse existir tanta beleza em um País tão distante. Talvez ignorância. Então vamos acompanhá-la?



Com vocês, Turquia by Alice Fernandes.


Dizem que o início de uma viagem é quando começamos a imaginá-la, sonhar com ela e ganha corpo quando começamos a planejá-la colocar no papel o roteiro os valores de passagens, hospedagem, despesas, etc... Concordo com este raciocínio e foi assim que aconteceu comigo em relação à Turquia.

Em Maio/2006 na minha primeira viagem à Europa, quando num saguão de hotel em Bruxelas eu me preparava para sair numa manhã de chuva, vento e frio cortante, decidida a conhecer Bruges – tão especialmente recomendada por um queridíssimo e muito amigo casal de Coiós, conheci o Sr Akay Burhan– um turco simpático que veio prosear conosco assuntando sobre as condições do tempo. Ele também estava tomando coragem para sair à chuva. Era aposentado, e havia sido marítimo. Conheceu o porto de Santos no Brasil e ficou muito feliz em nos descobrir brasileiras. Traduzia tudo o que falávamos para a sua mulher que não falava nada além de turco. Conversa vai, conversa vem o Sr Burhan nos revelava empolgadamente as maravilhas de seu país e nos aconselhou fortemente a visitá-lo. Convenceu-me. Até então eu nunca havia cogitado conhecer a Turquia, mas depois de conhecer o casal turco, a Capadócia entrou na minha lista de “Quem sabe um dia...”.


E foi assim que 5 anos depois (2011) desembarcamos em Istambul. De lá para Izmir, depois Istambul e de lá para Ankara e nos soltamos Turquia adentro...


ISTAMBUL – IZMIR - ANKARA - CAPADÓCIA – KONYA - PAMUKKALE – AFRODÍSIAS - ANTÁLIA- KUSADASI - ÉFESO - NEVŞEHIR - PÉRGAMO - TROIA -CANAKKALE.



Não pretendo aqui traçar um roteiro nem dar dicas turísticas, mas destacar algumas curiosidades de lugares visitados, que é o que nos inspira na mais importante coisa das viagens: a viagem para dentro de nós mesmos e que tanto nos enriquece. Então, vamos lá...

Ankara

Mausoléu de Atatürk




ANKARA é a capital turca, uma cidade moderna. Lá conhecemos o Museu das Antigas Civilizações da Anatólia e o monumental Mausoléu de Atatürk, o “Pai dos Turcos”. Mustafá Kemal Atatürk, fundador e primeiro presidente da República da Turquia, responsável por transformar a Turquia num estado laico, implantar a forma republicana de governo, a emancipação da mulher, a escrita em alfabeto latino, a modernização e a ocidentalização são alguns dos resultados mais fortes de sua gestão.




Capadócia

Capadócia

Seguimos em direção à tão sonhada CAPADÓCIA fascinante região, única no mundo com formações vulcânicas. Visitamos o Lago Salgado (um dos maiores lagos hipersalinos do mundo, com superfície de 1600 km2) e NEVSEHIR (terra de São Jorge da Capadócia) – situada na região na Anatólia Central.




Capadócia

A zona mais popular turisticamente da Capadócia localiza-se na província de Nevşehir. Lá vale a pena fazer o famoso e inesquecível passeio de balão e visitar uma das cidades subterrâneas utilizadas como refúgios pelos cristãos da época, que é composto de vários pisos abaixo da terra, ventilados por chaminés, as chamadas Chaminés das Fadas, assim como o Museu ao Ar Livre de Göreme - complexo de igrejas escavadas na rocha, os povoados trogloditas de Uchisar. Imperdível também conhecer o Vale dos Pombos, a fortaleza natural de Pasabag (“Vinhedo do Paxá”) assim como as fábricas de jóias e de tapetes da região.

Capadócia





E então, gostaram?! No próximo post a Alice vai nos contar sobre Éfeso, a Casa de Virgem Maria, Castelos de Algodão, Piscina Termal e Ruínas. Até lá!



Alice Fernandes
60 anos
"Saci"óloga (observadora de Sacis)
Administradora
Rio de Janeiro



15 comentários :

  1. Amigaaaa Capadócia é um sonho mesmo uhuhuh Amo vulcões e tudo que vem deles! :0) Só não sei se teria coragem de subir nesses balões kkkk

    Amei a Matéria! Parabéns pra vc e para Alice! Beijos
    Marcela Bia

    ResponderExcluir
  2. Cara Alice, adorei a forma como expôs... grande caçadora, beijos do amigo Roberto

    ResponderExcluir
  3. Ah, que delícia saber um pouco mais das histórias de viagem de pessoas que se entregam de corpo e alma a uma nova cultura, língua, paisagem... Adorei viajar um pouquinho pela Turquia com a sua amiga, Bruna!
    A Turquia está na minha lista, com certeza!!!

    ResponderExcluir
  4. Bruna, valeu e muito... sou suspeito para comentar sobre a Alice, pois sou seu amigo, entretanto como fascinado por viagens, tenho a dizer que as dicas da Alice sempre devem ser levadas em consideração...essa aí é fera e sabe tudoooooooooooooo...Parabenszaço pela matéria.
    Eleilson

    ResponderExcluir
  5. Valeu Eleilson, você sempre muito carinhoso. Sds

    ResponderExcluir