terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Marinheiro de Primeira Viagem

Quem tem boca vai à Roma
Sessão: Dicas


Como se sabe, brasileiro não lê, brasileiro pergunta. Por sermos um povo comunicativo, nós não temos o hábito de ler avisos, painéis informativos, cartazes, placas indicativas. A primeira coisa que fazemos é olhar para a pessoa mais próxima e, num tom simpático, perguntar o que queremos saber, mesmo que a informação esteja bem na nossa frente num aviso enorme e bastante claro. Já reparou nisso?


Segóvia - Espanha


Vamos ao passo-a-passo para você que está viajando pela primeira vez a Destino Internacional.

Ao fazer seu check-in no balcão da Cia. Aérea e deixar sua mala com os atendentes, vocês terá que se dirigir à fila de Imigração e, depois, na volta, à essa mesma fila mais a da Alfândega.

Na Fila da Imigração

  • Tanto faz se você vai de avião ou de navio - em algum momento do embarque você vai ser submetido ao detector de metais para o controle de porte de armas por meio de equipamentos de raios X. Pode ir preparada, pois vai ter que tirar relógio, colar e brincos volumosos e colocar tudo o que estiver carregando (bolsa, sacolas) numa bandeja na esteira de entrada; caso você se esqueça de tirar alguma moeda do bolso ou mesmo se estiver usando um sutiã com armação de arame, pode ser que esse pouco de metal faça soar uma campainha e os agentes vão colocar você de lado e checar mais cuidadosamente. Rapazes: a fivela de cinto é mortal. Não fiquem quase sem calças por isso.
  • Caso você tenha pinça, alicate ou qualquer objeto cortante, eles ficarão retidos. Para recuperar, você teria que voltar ao balcão da Cia. Aérea, deixar o objeto e recuperá-lo só na sua volta para casa. Compensa? Passando pelo detector, você pega de volta todas as suas coisas direitinho e na mesma hora.
  • A fila pode andar ou pode demorar duas horas. Por isso, nunca programe viagens com prazos apertados entre um vôo e outro (conexão).
  • Nem sempre os familiares podem passar juntos na fila da imigração. Amigo, namorado, colega passam separadamente.
  • Evite discussão ou qualquer cara feia com os policiais. Tire óculos escuros, capriche na figura, não faça gracinhas, não pergunte muito.
  • Responda exatamente o que lhe perguntam - nem mais, nem menos. O oficial faz perguntas básicas, tais como: motivo da viagem, tempo de permanência, com quem está indo, se tem amigo no país, profissão, etc. Se tudo estiver como esperado por eles, a conversa é curta e grossa.
  • Importante: se você não fala inglês ou a língua do país, não improvise. Isso pode causar mal-entendimentos irreparáveis. Mostre os seus documentos, apresente toda a papelada que fala por si mesma e, em último caso,peça um tradutor. Submeta-se às regras, ou você está frito.
  • Estudantes e adolescentes: os policiais não são seus pais.  Não tentem enganá-los ou se fazer de engraçadinhos. Carreguem sempre com vocês os nomes das pessoas (ou da instituição) responsáveis pela sua hospedagem, com endereço completo.
  • Mesmo que você esteja viajando com cartões de crédito, é importante sempre levar, pelo menos, 500 dólares em espécie. O oficial poderá pedir para ver seu dinheiro.
  • A bordo, no navio, existe um setor de imigração que retém os passaportes e, dependendo de cada país e do acordo diplomático, entrega ao passageiro junto com o documento que permite a visita ao país. Em todos os países, o navio recebe autoridades para controle de passaporte, tanto do visitante quanto da tripulação.

Nada a Declarar ou Bens a Declarar

Após passar pela fila de imigração, você irá pegar sua bagagem (na esteira, no caso de avião; no desembarque, no caso de navio) e seguir para a fila da alfândega. Essa fila é bem rápida e a maioria dos viajantes passa direto, bastando entregar o formulário preenchido durante o vôo.

  • A alfândega escolhe um passageiro aleatoriamente. Ou então aquele que vem chegando com uma TV do tamanho de um bonde, com caixas e mais caixas lacradas. Se você for o escolhido, suas malas passarão pelos raios X ou abertas. Você terá que apresentar as notas fiscais dos equipamentos e de compras acima de 500 dólares.
Fonte: Livro Viajante Chic de Glória Kalil

Nenhum comentário :

Postar um comentário